Introdução:
O shelf life de alimentos microbiologicamente estáveis é limitado por alterações nas características sensoriais percebidas (aparência, textura e sabor), resultantes das alterações físico-químicas no produto. Muitas metodologias de testes sensoriais estão disponíveis e se enquadram em duas classes principais: testes analíticos e teste hedônicos/afetivos. As duas classes compreendem testes que satisfazem objetivos diferentes e portanto sujeitos a diferentes princípios operacionais.
Desta forma a escolha do método depende dos objetivos da empresa, considerando que a determinação experimental do prazo de validade pode exigir uma quantidade considerável de experimentos, com consequentes custos e exigências de tempo. Design eficiente de tais experimentos são importantes para que sejam eficazes em termos de custos e prazo para atender as necessidades da empresa.
Objetivos:
Oferecer atualização dos conhecimentos fundamentais para determinação do Shelf Life Sensorial, universalmente conhecido por SSL- Sensory Shelf Life. Apresentar os diferentes métodos e design experimentais utilizados em estudos de SSL. Orientar para o planejamento, execução, tratamento dos dados, análise e interpretação dos resultados de estudos de SSL. Apresentar
aplicações práticas.
Contribuição Esperada:
- Planejar estudos para estimativa do shelf life sensorial;
- Interpretar os resultados obtidos dos estudos de shelf life sensorial;
- Otimizar os recursos financeiros e tempo necessários a um estudo de shelf life sensorial.
A quem se destina:
- Profissionais que atuem na área de P&D nas Indústrias de Bens de Consumo (CPG -consumer packaged goods) e toda sua cadeia de fornecedores de ingredientes, tais como: alimentos, cosmética, perfumaria, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, entre outros.
Carga horária: 15 horas
Modalidade:
Todas as aulas serão realizadas via plataforma digital e são realizadas ao vivo.