Pós-Graduação em Ciência

Sensorial e do Consumidor

Coordenação: Prof. Dra Silvia Deboni Dutcosky

Início: Março de 2024

Aulas semanais às Segundas
e Quartas (Das 19h às 22h)

Carga horária total: 440 horas
Duração: 2 anos

Curso 100% on-line com aulas
ao vivo via plataforma digital.

QUERO ME INSCREVER

A Pós-Graduação que vai te colocar entre
os profissionais mais procurados do mercado.

AULAS AO VIVO

Tire suas dúvidas na hora e ainda discuta situações reais com o professor e colegas.

NETWORKING

Crie uma rede de contatos com profissionais que já atuam no mercado.

ATUALIZAÇÃO

Conteúdo atualizado e com material didático repleto de atividades e cases reais.

AULAS GRAVADAS

Assista a gravação quando puder e quantas vezes desejar até o final do curso.

PROFESSORES

Aprenda com quem é especialista no assunto e tem experiência no mercado.

SOFTWARES

Tenha acesso a softwares gratuitos e a licença de 1 ano do XLSTAT.

O que você vai aprender na
Pós-Graduação em Ciência Sensorial e do Consumidor

O profissional que atua nesta área está diretamente envolvido nas decisões estratégicas da empresa e no diagnóstico da experiência sensorial que o consumidor vivencia com o produto.

Por isso, a Pós-Graduação em Ciência Sensorial e do Consumidor da About Solution, foi desenvolvida para você que busca uma formação diferenciada e quer se destacar no mercado.

Com este curso você será capaz de:

  • Atuar em diversos segmentos: alimentícios, farmacêutico, cosméticos, perfumaria, entre outros;
  • Conduzir os projetos de inovação e programa de qualidade sensorial da empresa;
  • Interagir e atender as demandas de P&D, Qualidade, Marketing, Produção e Vendas;
  • Planejar e implementar estudos sensoriais com consumidores e painel treinado;
  • Apresentar os resultados de forma concisa e precisa, de uma forma que seja facilmente compreendida por não-especialistas.
FORMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
Atende a profissionais que atuam em diversos segmentos
AULAS GRAVADAS AO VIVO
Você interage e ainda pode rever as aulas
APRENDIZADO NA PRÁTICA
Com atividades e cases reais
EXCELÊNCIA NO ENSINO
Professores com expertise na área
PROGRAMA DO CURSO

O curso tem duração de 24 meses, sendo ofertado na modalidade a distância com aulas síncronas, em sala de aula ao vivo com interação e participação dos alunos. As aulas serão realizadas on-line, em plataforma de vídeo conferência, sendo 6 horas semanais.

Confira os 9 módulos do curso:

Histórico. Percepção e fisiologia dos sentidos. Bases fisiológicas e psicológicas para avaliação sensorial e testes com consumidores. Boas práticas de avaliação: condições, normas e procedimentos ISO, ASTM e ABNT para avaliação sensorial: laboratório, recrutamento, seleção e treinamento de painel sensorial. Monitoramento de desempenho do painel sensorial. Aplicações em P&D, controle e garantia da qualidade, nas correlações instrumentais e na Ciência do Consumidor.
Carga horária: 30 horas.

SENSOMETRIA 1. Estatística aplicada às medidas sensoriais. Medidas de tendência central e dispersão; Distribuição binomial e nominal; Teste t de Student; Qui-quadrado; Correlação e regressão; análise de variância; Comparações múltiplas de médias. Estatística Experimental. Teste de Hipótese. Inferência. Tipos de erros experimentais.
SENSOMETRIA 2. Análise estatística multivariada. Métodos de análise fatorial: Análise de Componentes Principais (ACP), Análise de Correspondência (AC) e Análise de Procrustes Generalizada (APG). Análise de Agrupamentos (clusters). Análise de regressão múltipla. Planejamento de experimentos. Metodologia de Superfície de Resposta, otimização de produtos e processos.
Carga horária: 80 horas.

Métodos Discriminativos. Teoria de detecção do sinal, R-Index e Modelagem Thurstoniana. Métodos Descritivos. Perfil descritivo convencional e suas variações. Métodos descritivos com consumidores. Medidas de tempo e intensidade. Dominância Temporal das Sensações (DTS). Avaliação Olfativa clássica da Perfumaria. Métodos instrumentais e as relações com avaliação sensorial. Estudos de Shelf Life Sensorial (SSL).
Carga horária: 70 horas.

Métodos afetivos quantitativos de preferência e aceitabilidade de produtos, métodos descritivos aplicados a consumidores, entre outros. Amostragem populacional, recrutamento, testes de localização central, de uso doméstico e ambientes virtuais. Estudos de segmentação. Mapas de preferência e as relações com as características sensoriais dos produtos. Mapas Projetivos. Mapas de Percepção.
Carga horária: 50 horas.

Análise Conjunta: Definição e Aplicações em Pesquisa com Consumidores utilizando delineamentos fatoriais completos e análise dos dados. Emoções e seus efeitos na escolha e consumo de produtos: métodos explícitos de coleta de dados, vantagens e desvantagens. Expectativa e sua influência na percepção de atributos sensoriais, aceitação e emoções. Conduzindo estudos com público infantil: especificidades, escalas e cuidados na elaboração de protocolos.
Carga horária: 50 horas.

Metodologia para Planejamento de experimentos. Elementos de um experimento. Classificações de experimentos. Embasamento e acompanhamento das etapas de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Critérios de qualificação das etapas do trabalho: levantamento bibliográfico, planejamento e levantamento das informações, projeto detalhado, desenvolvimento experimental, tratamento dos dados e interpretação dos resultados, qualificação e defesa final.
Carga horária: 25 horas.

Marketing tradicional versus experimental. Experiência de consumo. Memorização. Como e onde aplicar o MKT sensorial. O uso das características multissensoriais. Branding sensorial.
Carga horária: 20 horas.

Princípios de Neuromarketing. Introdução à Neurociência. Emoções básicas. Metodologias objetivas e psicométricas para mensuração de impacto emocional. Avaliação do impacto emocional e memória sobre a experiência de consumo.
Carga horária:20 horas.

Comprovação e sustentação das alegações sensoriais. Importância do Briefing e delineamento do experimento. Normas e órgãos reguladores brasileiros para a comprovação de alegações (ABNT, ANVISA, CONAR). Procedimentos e normas internacionais. Tipos de alegações. Testes usados para sustentação das alegações. Coleta e análise dos dados. Tratamento dos dados e interpretação dos resultados..
Carga horária:15 horas.

Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), envolvendo as etapas de qualificação do projeto, coleta e tratamento dos dados, interpretação dos resultados, qualificação e defesa final.
Carga horária:80 horas.

O MELHOR INVESTIMENTO É EM VOCÊ

Garanta agora sua Pós em
Ciência Sensorial e do Consumidor

24 parcelas de

R$790,00

QUERO ME INSCREVER

NOSSOS DIFERENCIAIS

Aulas gravadas ao vivo
Conteúdo atualizado
Networking de alto nível
Professores com expertise
Excelência no ensino
QUERO ME INSCREVER
CORPO DOCENTE

Conheça nosso time de professores do curso.

Todos com expertise em suas áreas de atuação.

CONHECER

Para quem é a nossa pós-graduação

Profissionais que atuam nas áreas de pesquisa, marketing, desenvolvimento de produtos e processos, produção e qualidade, com interesse específico na área de ciências sensoriais e estudos com consumidores para todos os tipos de produtos de consumo. Engenheiros de Alimentos, Agrônomos, Químicos, Farmacêuticos, Nutricionistas, Tecnólogos de Alimentos, Químicos Industriais, Matemáticos e Estatísticos, Médicos, Administradores, Psicólogos, entre outros.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Webinar gratuito de alunos da Pós

Conheça a trajetória de nossos ex-alunos assistindo aos webinares gravados.

Marco Milito Goes
Sensorial aplicado a “Home Care”

Alessandro Santos
Sensorial aplicado a “Hair Care”

Karina Penzlien
Sensorial associado as estratégias de P&D e Marketing.

DEPOIMENTOS DE EGRESSOS DO CURSO DE PÓS

4 Passos para Trilhar uma Carreira Internacional em Sensorial

Com o crescimento mundial da área de Sensory & Consumer Insights, as oportunidades internacionais estão chegando para os profissionais que estão preparados e atentos a elas.

Pensando nisso, conversamos com profissionais que seguem carreira internacional em Sensory & Consumer Insights e preparamos um blogpost completo, com 4 passos para quem quer trilhar esse caminho.

Faça sua inscrição na Pós-Graduação

Ciência Sensorial

A Ciência Sensorial fundamenta, gradua e define os critérios de qualidade dos produtos de consumo. A qualidade sensorial é o critério fundamental:

  • Que define a “recompra” do produto, a qual sustenta a competitividade da empresa;
  • Que define o valor percebido, ou seja, “o que” o consumidor deseja e o “por quê”;
  • Que orienta o processo de desenvolvimento do produto antes do lançamento, prevenindo fracassos e aumentando índices de sucessos;
  • Que define a padronização da qualidade percebida e a fidelização do consumidor;
  • Que orienta os programas de redução de custos ou gerenciamento de margem;
  • Que define a vida de prateleira do produto.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Contribuição esperada deste profissional:

 

  • Obter resultados de análise sensorial para garantia e controle dos padrões de qualidade sensorial dos produtos frente aos seus consumidores. Aplicações em desenvolvimento de produtos e processos, para pesquisa de novos fornecedores, estudos de alterações nas formulações, processos e embalagens, procedimentos de estocagem e estudos de vida útil dos produtos;
  • Obter resultados de análise sensorial que orientem e conduzam o processo de desenvolvimento de novos produtos;
  • Obter diagnósticos de análise sensorial comparativos quanto aos pontos fortes e fracos com a concorrência;
  • Planejar estudos sensoriais com consumidores a fim de diagnosticar e quantificar a experiência sensorial que o consumidor vivencia com o produto e quais são os objetivos que ele busca alcançar ao escolher este ou aquele produto. Saber obter e interpretar os resultados efetivos para alavancagem competitiva da empresa e desenvolver produtos de sucesso no mercado;
  • Planejar e executar testes para comprovação de alegações sensoriais publicitárias e de rotulagem;
  • Obter conclusões válidas (significância estatística), como ferramenta essencial à tomada de decisão nos procedimentos estratégicos da empresa.

Informações Importantes:

 

  • Este programa de pós-graduação tem a finalidade de preparar seus participantes para o melhor exercício de suas profissões, tornando-os mais competitivos para o mercado profissional, por isso cumpre as exigências dos cursos reconhecidos diretamente pelo Ministério da Educação (MEC) em termos de qualidade, proposta de formação e titulação dos docentes, os quais agregam à sua titulação acadêmica uma sólida experiência prática relativa aos conteúdos que ministram.
  • Porém este programa de pós-graduação não tem reconhecimento acadêmico, o que é prerrogativa de cursos de especialização oferecidos por Instituições de Ensino Superior (IES). Por esta razão, o título conferido por este programa pode não ser válido para a obtenção de pontos em concursos públicos e/ou provas de títulos para fins acadêmicos. A About Solution e os docentes titulados deste programa se comprometem a preparar profissionais para o melhor exercício de suas profissões, tornando-os mais competitivos para o mercado de trabalho.

Pós-Graduação em Ciência Sensorial e do Consumidor