Corpo Docente

Profª Drª Silvia Deboni Dutcosky

Doutora em Ciência de Alimentos (UEL), Pós-doutorado na área de gestão da inovação (Administração UFPR) com o estudo sobre “A Inovação orientada pelos resultados de pesquisas sensoriais com consumidores como vantagem competitiva”. Especialista em ciência sensorial e do consumidor (Universidade de Davis-Califórnia). Sócia-proprietária da About Solution e acumula mais de 30 anos de experiência na área. Gerenciou equipes de P&D e projetos integrados com marketing e estudos com consumidores. Prestou consultoria técnica para mais de 20 empresas, participou da implantação de algumas delas e já lançou mais de 30 categorias de produtos no mercado. Estruturou e iniciou o curso de Engenharia de Alimentos da PUCPR, onde trabalhou por 16 anos. Criou e estruturou o primeiro curso de Pós-Graduação no Brasil em “Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios”, em 2002. Autora do livro ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS, 5a edição 2018. Coordenadora da Comissão Especial de Análise Sensorial ABNT CEE 174.

Prof. Dr. Airton Rodrigues

Graduação em Administração de Empresas, MBA em Marketing pela USP/RP, Mestrado em Psicologia pela USP/RP, Doutorado em Psicologia pela USP/RP. Mais de 20 anos de experiência em pesquisa de mercado, como consultor de empresas como IBOPE, IPSOS, Kleffmann Group, Demanda, GFK, entre outras. Sócio proprietário da Popmind Pesquisas- empresa especializada em estudos em neurociência do consumidor, com trabalhos realizados para os segmentos de cosméticos, alimentício, químico, agro, farmacêutico, varejo, bens de consumo, entre outros. Livros e Artigos publicados.

Profª Drª Elaine Berges da Silva

Doutora em Tecnologia de Alimentos pela UNICAMP (2011) com mestrado pela Universidade Federal do Paraná (2004). Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Especialista em Marketing pela ESPM (1999). Atua como docente e Coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos da UNISO (Universidade de Sorocaba) . Possui experiência na área de C&T de Alimentos, com ênfase em Alimentos Funcionais, Dietéticos e Nutricionais, atuando principalmente nos temas de Análise Sensorial, Desenvolvimento de produtos e estudo da vida útil dos alimentos.

Profª Drª Ellen Mayra Menezes Ayres

Possui graduação em Nutrição pela UFRJ (2002), Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ (2005), doutorado em Ciência de Alimentos pela UFRJ (2011) com Doutorado-Sanduíche na Universidade da Califórnia, Davis (2009-2010) e Pós-Doutorado (2018-2019). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente em análise sensorial de alimentos e estudos do comportamento de consumidores. Foi professora do curso de graduação em nutrição na UFRJ-Macaé (2010-2013). É docente na UNIRIO (2013-atual) lecionando sobre ciências sensoriais e do consumidor, entre outras disciplinas e desenvolvendo projetos associados à saúde, nutrição e sustentabilidade. Responsável pelo Laboratório de Ciências Sensoriais e do Consumidor (LASEN/UNIRIO). Membro da Comissão de Estudo Especial de Análise Sensorial da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CEE-174).

Prof. Dr Lauro Luís Martins Medeiros de Melo

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2002), Mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (2008), realizando parte da pesquisa (Doutorado Sanduíche) na North Carolina State University (Estados Unidos). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Sensorial de Alimentos e Bebidas e comportamento do consumidor. Trabalhou durante 3 anos como Postdoctoral Research Fellow com análise sensorial e comportamento do consumidor no Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO – Austrália). É professor de Análise Sensorial entre outras disciplinas do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), docente e orientador dos programas de pós-graduação em Ciência de Alimentos (PPGCAL) do Instituto de Química (IQ) da UFRJ e de pós-graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos (EPQB) da Escola de Química (EQ) da UFRJ. Atualmente, é coordenador do curso de Engenharia de Alimentos da UFRJ, membro do corpo editorial do periódico Food Research International, do Comitê Científico do I Congresso Latino-Americano de Ciências Sensoriais e do Consumidor e da Comissão de Estudo Especial de Análise Sensorial da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CEE-174).

Prof. Dra. Ludmylla Tamara Crepalde

Atualmente é doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal de Viçosa – MG, na linha de pesquisa Controle de Qualidade, Análise Sensorial e Valor Nutricional de Alimentos com ênfase em Análise Sensorial (metodologias pontuais e temporais) e membro do Laboratório de Análises e Pesquisas em Estatística Aplicada (LAPEA/UFV). Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal de Viçosa – MG (2018). Graduada como bacharel em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG (2016), sendo realizada a graduação sanduíche através do programa Ciência Sem Fronteiras na Università degli studi di Padova – IT, no período de 2013-2014. Tem experiência em Química orgânica pelo LQUOA- Laboratório de Química Orgânica e Ambiental/UFOP, Bromatologia e Análise de alimentos, Processamento de produtos cárneos e ovos, Desenvolvimento de novos produtos e Estudos em cervejas e bebidas alcoólicas.

Profª Rosana Rainho das Neves

Engenheira Química (Escola Politécnica – USP – 1981). MBA em Gestão de Negócios (ITA/ ESPM- 2003). Pós graduada em Pesquisa de Mercado (Georgia University – USA – 2011). Black Belt certificada em Design for Six Sigma (2002). Sócia -proprietária da Balloon of Insights – Soluções Inovadoras para sua Empresa Ltda desde 2015. Mais de 35 anos de experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de novos produtos com ênfase em Ciência do Consumidor, sendo 32 anos na Johnson & Johnson onde gerenciou equipes de P&D e de Estudos com Consumidores. Especialista em Conhecimento do Consumidor, Inovação, Desenvolvimento de Novos Produtos e Claims tendo prestado consultoria e realizado treinamentos e estudos com consumidores para mais de 10 empresas no Brasil e exterior. Criou, estruturou e ministrou o curso A Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos no Instituto Racine (2016).

Profª Drª Regina Lúcia Firmento de Noronha

Graduada em Engenharia de Alimentos, com Mestrado e Doutorado em Análise Sensorial, realizados no Depto de Tecnologia de Alimentos da FEA-UNICAMP e Institute of Food Research em Reading/UK. MBA Executivo na Coppead – UFRJ. Em seus 29 anos de mercado atuou em diversas empresas onde coordenou a elaboração, supervisão e execução de protocolos de testes sensoriais e com consumidores e de sustentação de claims sensoriais para produtos alimentícios, cosméticos, limpeza, higiene e cuidados pessoais. Possui capítulos de livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais das áreas de pesquisa sensorial e estudos com consumidores. Foi docente nas Universidades Anhembi-Morumbi/SP e Metodista Bennett/ RJ. Proprietária da RN Consultoria e Capacitação em Análise Sensorial através da qual atua ministrando cursos na área de substanciação de alegações e cursos e consultorias in-home sobre análise sensorial e pesquisas com consumidores.