Coordenação: Prof. Dra Silvia Deboni Dutcosky
Pós-Graduação em Ciência
Sensorial e do Consumidor
Início: Março de 2024
Aulas semanais às Segundas
e Quartas (Das 19h às 22h)
Carga horária total: 440 horas
Duração: 2 anos
Curso 100% on-line com aulas
ao vivo via plataforma digital.
A Pós-Graduação que vai te colocar entre
os profissionais mais procurados do mercado.
O que você vai aprender na
Pós-Graduação em Ciência Sensorial e do Consumidor
O profissional que atua nesta área está diretamente envolvido nas decisões estratégicas da empresa e no diagnóstico da experiência sensorial que o consumidor vivencia com o produto.
Por isso, a Pós-Graduação em Ciência Sensorial e do Consumidor da About Solution, foi desenvolvida para você que busca uma formação diferenciada e quer se destacar no mercado.
Com este curso você será capaz de:
- Atuar em diversos segmentos: alimentícios, farmacêutico, cosméticos, perfumaria, entre outros;
- Conduzir os projetos de inovação e programa de qualidade sensorial da empresa;
- Interagir e atender as demandas de P&D, Qualidade, Marketing, Produção e Vendas;
- Planejar e implementar estudos sensoriais com consumidores e painel treinado;
- Apresentar os resultados de forma concisa e precisa, de uma forma que seja facilmente compreendida por não-especialistas.
Atende a profissionais que atuam em diversos segmentos
Você interage e ainda pode rever as aulas
Com atividades e cases reais
Professores com expertise na área
O curso tem duração de 24 meses, sendo ofertado na modalidade a distância com aulas síncronas, em sala de aula ao vivo com interação e participação dos alunos. As aulas serão realizadas on-line, em plataforma de vídeo conferência, sendo 6 horas semanais.
Confira os 9 módulos do curso:
FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA SENSORIAL
Histórico. Percepção e fisiologia dos sentidos. Bases fisiológicas e psicológicas para avaliação sensorial e testes com consumidores. Boas práticas de avaliação: condições, normas e procedimentos ISO, ASTM e ABNT para avaliação sensorial: laboratório, recrutamento, seleção e treinamento de painel sensorial. Monitoramento de desempenho do painel sensorial. Aplicações em P&D, controle e garantia da qualidade, nas correlações instrumentais e na Ciência do Consumidor.
Carga horária: 30 horas.
SENSOMETRIA 1 e 2
SENSOMETRIA 1. Estatística aplicada às medidas sensoriais. Medidas de tendência central e dispersão; Distribuição binomial e nominal; Teste t de Student; Qui-quadrado; Correlação e regressão; análise de variância; Comparações múltiplas de médias. Estatística Experimental. Teste de Hipótese. Inferência. Tipos de erros experimentais.
SENSOMETRIA 2. Análise estatística multivariada. Métodos de análise fatorial: Análise de Componentes Principais (ACP), Análise de Correspondência (AC) e Análise de Procrustes Generalizada (APG). Análise de Agrupamentos (clusters). Análise de regressão múltipla. Planejamento de experimentos. Metodologia de Superfície de Resposta, otimização de produtos e processos.
Carga horária: 80 horas.
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO SENSORIAL
Métodos Discriminativos. Teoria de detecção do sinal, R-Index e Modelagem Thurstoniana. Métodos Descritivos. Perfil descritivo convencional e suas variações. Métodos descritivos com consumidores. Medidas de tempo e intensidade. Dominância Temporal das Sensações (DTS). Avaliação Olfativa clássica da Perfumaria. Métodos instrumentais e as relações com avaliação sensorial. Estudos de Shelf Life Sensorial (SSL).
Carga horária: 70 horas.
PESQUISA SENSORIAL COM CONSUMIDORES
Métodos afetivos quantitativos de preferência e aceitabilidade de produtos, métodos descritivos aplicados a consumidores, entre outros. Amostragem populacional, recrutamento, testes de localização central, de uso doméstico e ambientes virtuais. Estudos de segmentação. Mapas de preferência e as relações com as características sensoriais dos produtos. Mapas Projetivos. Mapas de Percepção.
Carga horária: 50 horas.
CIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Análise Conjunta: Definição e Aplicações em Pesquisa com Consumidores utilizando delineamentos fatoriais completos e análise dos dados. Emoções e seus efeitos na escolha e consumo de produtos: métodos explícitos de coleta de dados, vantagens e desvantagens. Expectativa e sua influência na percepção de atributos sensoriais, aceitação e emoções. Conduzindo estudos com público infantil: especificidades, escalas e cuidados na elaboração de protocolos.
Carga horária: 50 horas.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Metodologia para Planejamento de experimentos. Elementos de um experimento. Classificações de experimentos. Embasamento e acompanhamento das etapas de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Critérios de qualificação das etapas do trabalho: levantamento bibliográfico, planejamento e levantamento das informações, projeto detalhado, desenvolvimento experimental, tratamento dos dados e interpretação dos resultados, qualificação e defesa final.
Carga horária: 25 horas.
MARKETING SENSORIAL
Marketing tradicional versus experimental. Experiência de consumo. Memorização. Como e onde aplicar o MKT sensorial. O uso das características multissensoriais. Branding sensorial.
Carga horária: 20 horas.
NEUROCIÊNCIA APLICADA À ANÁLISE SENSORIAL
Princípios de Neuromarketing. Introdução à Neurociência. Emoções básicas. Metodologias objetivas e psicométricas para mensuração de impacto emocional. Avaliação do impacto emocional e memória sobre a experiência de consumo.
Carga horária:20 horas.
SUBSTANCIAÇÃO DE ALEGAÇÕES SENSORIAIS
Comprovação e sustentação das alegações sensoriais. Importância do Briefing e delineamento do experimento. Normas e órgãos reguladores brasileiros para a comprovação de alegações (ABNT, ANVISA, CONAR). Procedimentos e normas internacionais. Tipos de alegações. Testes usados para sustentação das alegações. Coleta e análise dos dados. Tratamento dos dados e interpretação dos resultados..
Carga horária:15 horas.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), envolvendo as etapas de qualificação do projeto, coleta e tratamento dos dados, interpretação dos resultados, qualificação e defesa final.
Carga horária:80 horas.
O MELHOR INVESTIMENTO É EM VOCÊ
Garanta agora sua Pós em
Ciência Sensorial e do Consumidor
24 parcelas de
R$790,00
NOSSOS DIFERENCIAIS
CORPO DOCENTE
Conheça nosso time de professores do curso.
Todos com expertise em suas áreas de atuação.
Para quem é a nossa pós-graduação
Profissionais que atuam nas áreas de pesquisa, marketing, desenvolvimento de produtos e processos, produção e qualidade, com interesse específico na área de ciências sensoriais e estudos com consumidores para todos os tipos de produtos de consumo. Engenheiros de Alimentos, Agrônomos, Químicos, Farmacêuticos, Nutricionistas, Tecnólogos de Alimentos, Químicos Industriais, Matemáticos e Estatísticos, Médicos, Administradores, Psicólogos, entre outros.
DEPOIMENTOS DE EGRESSOS DO CURSO DE PÓS
4 Passos para Trilhar uma Carreira Internacional em Sensorial
Com o crescimento mundial da área de Sensory & Consumer Insights, as oportunidades internacionais estão chegando para os profissionais que estão preparados e atentos a elas.
Pensando nisso, conversamos com profissionais que seguem carreira internacional em Sensory & Consumer Insights e preparamos um blogpost completo, com 4 passos para quem quer trilhar esse caminho.
Ciência Sensorial
A Ciência Sensorial fundamenta, gradua e define os critérios de qualidade dos produtos de consumo. A qualidade sensorial é o critério fundamental:
- Que define a “recompra” do produto, a qual sustenta a competitividade da empresa;
- Que define o valor percebido, ou seja, “o que” o consumidor deseja e o “por quê”;
- Que orienta o processo de desenvolvimento do produto antes do lançamento, prevenindo fracassos e aumentando índices de sucessos;
- Que define a padronização da qualidade percebida e a fidelização do consumidor;
- Que orienta os programas de redução de custos ou gerenciamento de margem;
- Que define a vida de prateleira do produto.
Contribuição esperada deste profissional:
- Obter resultados de análise sensorial para garantia e controle dos padrões de qualidade sensorial dos produtos frente aos seus consumidores. Aplicações em desenvolvimento de produtos e processos, para pesquisa de novos fornecedores, estudos de alterações nas formulações, processos e embalagens, procedimentos de estocagem e estudos de vida útil dos produtos;
- Obter resultados de análise sensorial que orientem e conduzam o processo de desenvolvimento de novos produtos;
- Obter diagnósticos de análise sensorial comparativos quanto aos pontos fortes e fracos com a concorrência;
- Planejar estudos sensoriais com consumidores a fim de diagnosticar e quantificar a experiência sensorial que o consumidor vivencia com o produto e quais são os objetivos que ele busca alcançar ao escolher este ou aquele produto. Saber obter e interpretar os resultados efetivos para alavancagem competitiva da empresa e desenvolver produtos de sucesso no mercado;
- Planejar e executar testes para comprovação de alegações sensoriais publicitárias e de rotulagem;
- Obter conclusões válidas (significância estatística), como ferramenta essencial à tomada de decisão nos procedimentos estratégicos da empresa.
Informações Importantes:
- Este programa de pós-graduação tem a finalidade de preparar seus participantes para o melhor exercício de suas profissões, tornando-os mais competitivos para o mercado profissional, por isso cumpre as exigências dos cursos reconhecidos diretamente pelo Ministério da Educação (MEC) em termos de qualidade, proposta de formação e titulação dos docentes, os quais agregam à sua titulação acadêmica uma sólida experiência prática relativa aos conteúdos que ministram.
- Porém este programa de pós-graduação não tem reconhecimento acadêmico, o que é prerrogativa de cursos de especialização oferecidos por Instituições de Ensino Superior (IES). Por esta razão, o título conferido por este programa pode não ser válido para a obtenção de pontos em concursos públicos e/ou provas de títulos para fins acadêmicos. A About Solution e os docentes titulados deste programa se comprometem a preparar profissionais para o melhor exercício de suas profissões, tornando-os mais competitivos para o mercado de trabalho.