Estrutura do Curso:

O curso tem duração de 24 meses, sendo ofertado na modalidade a distância com aulas síncronas, em sala de aula ao vivo com interação e participação dos alunos. As aulas serão realizadas on-line, em plataforma de vídeo conferência, sendo 6 horas semanais (às terças e quintas-feiras). Informações sobre as aulas demonstradas na tabela abaixo.

Início das aulas: Março de 2023
Término: Março de 2025

Aulas Ao Vivo

Local Plataforma de vídeo conferência
Horário

Terças: 19:00 às 22:00h

Quintas: 19:00 às 22:00h

Observações As aulas serão gravadas e poderão ser assistidas em outros horários

As disciplinas estão organizadas em 8 módulos, veja resumo na tabela abaixo. 

A carga horária do curso está dividida entre carga horária on-line e carga horária de atividades curriculares. 

As atividades curriculares são exercícios que contemplam o conteúdo dos módulos e desenvolvem conhecimentos e habilidades no aluno fora da sala de aula. Propiciam ao discente enriquecimento científico e cultural, além de maior autonomia.  

O curso oferece a licença para uso do software XLSTAT para que os alunos possam realizar as atividades curriculares e desenvolver competências técnicas no tratamento estatístico de dados. Outras possibilidades de atividades curriculares são visitas técnicas, apresentação de seminários e participação em palestras ou eventos científicos.

Carga horária dos 8 módulos = 360 horas

Carga horária TCC = 80 horas

Carga horária total do programa = 440 horas

As disciplinas estão organizadas em 9 módulos, veja resumo na tabela ao lado. 

A carga horária do curso está dividida entre carga horária on-line e carga horária de atividades curriculares. 

As atividades curriculares são exercícios que contemplam o conteúdo dos módulos e desenvolvem conhecimentos e habilidades no aluno fora da sala de aula. Propiciam ao discente enriquecimento científico e cultural, além de maior autonomia.  

O curso oferece a licença para uso do software XLSTAT para que os alunos possam realizar as atividades curriculares e desenvolver competências técnicas no tratamento estatístico de dados. Outras possibilidades de atividades curriculares são visitas técnicas, apresentação de seminários e participação em palestras ou eventos científicos.

Carga horária dos 9 módulos = 360 horas

Carga horária TCC = 80 horas

Carga horária total do programa = 440 horas

 

 

 

Módulo  Unidade Curricular Carga Horária
I Fundamentos da Ciência Sensorial 30
II Sensometria 1 e 2 80
III Métodos de Avaliação Sensorial 70
IV Pesquisa Sensorial com Consumidores 50
V Ciência do Consumidor 50
VI Metodologia Científica 25
VII Marketing Sensorial 20
VIII Neurociência Aplicada à Análise Sensorial 20
IX Substanciação de Alegações Sensoriais 15
TCC Trabalho de Conclusão de Curso  80

 

Ementas dos Módulos

Módulo I – Fundamentos da Ciência Sensorial:

Histórico. Percepção e fisiologia dos sentidos. Bases fisiológicas e psicológicas para avaliação sensorial e testes com consumidores. Boas práticas de avaliação: condições, normas e procedimentos ISO, ASTM e ABNT para avaliação sensorial: laboratório, recrutamento, seleção e treinamento de painel sensorial. Monitoramento de desempenho do painel sensorial. Aplicações em P&D, controle e garantia da qualidade, nas correlações instrumentais e na Ciência do Consumidor.

Módulo II – Sensometria 1:

Estatística aplicada às medidas sensoriais. Medidas de tendência central e dispersão; Distribuição binomial e nominal; Teste t de Student; Qui-quadrado; Correlação e regressão; análise de variância; Comparações múltiplas de médias. Estatística Experimental. Teste de Hipótese. Inferência. Tipos de erros experimentais. 

Módulo II – Sensometria 2:

Análise estatística multivariada. Métodos de análise fatorial: Análise de Componentes Principais (ACP), Análise de Correspondência (AC) e Análise de Procrustes Generalizada (APG). Análise de Agrupamentos (clusters). Análise de regressão múltipla. Planejamento de experimentos. Metodologia de Superfície de Resposta, otimização de produtos e processos.

Módulo III – Métodos de Avaliação Sensorial:

Métodos Discriminativos. Teoria de detecção do sinal, R-Index e Modelagem Thurstoniana. Métodos Descritivos. Perfil descritivo convencional e suas variações. Métodos descritivos com consumidores. Medidas de tempo e intensidade. Dominância Temporal das Sensações (DTS). Avaliação Olfativa clássica da Perfumaria. Métodos instrumentais e as relações com avaliação sensorial. Estudos de Shelf Life Sensorial (SSL).

Módulo IV – Pesquisa Sensorial com Consumidores:

Métodos afetivos quantitativos de preferência e aceitabilidade de produtos, métodos descritivos aplicados a consumidores, entre outros.  Amostragem populacional, recrutamento, testes de localização central, de uso doméstico e ambientes virtuais. Estudos de segmentação. Mapas de preferência e as relações com as características sensoriais dos produtos. Mapas Projetivos. Mapas de Percepção.

Módulo V – Ciência do Consumidor

Análise Conjunta: Definição e Aplicações em Pesquisa com Consumidores utilizando delineamentos fatoriais completos e análise dos dados. Emoções e seus efeitos na escolha e consumo de produtos: métodos explícitos de coleta de dados, vantagens e desvantagens. Expectativa e sua influência na percepção de atributos sensoriais, aceitação e emoções. Conduzindo estudos com público infantil: especificidades, escalas e cuidados na elaboração de protocolos.

Módulo VI – Metodologia Científica:

Metodologia para Planejamento de experimentos. Elementos de um experimento. Classificações de experimentos. Embasamento e acompanhamento das etapas de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Critérios de qualificação das etapas do trabalho: levantamento bibliográfico, planejamento e levantamento das informações, projeto detalhado, desenvolvimento experimental, tratamento dos dados e interpretação dos resultados, qualificação e defesa final.

Módulo VII – Marketing Sensorial:

Marketing tradicional versus experimental. Experiência de consumo. Memorização. Como e onde aplicar o MKT sensorial. O uso das características multissensoriais. Branding sensorial.

Módulo VIII – Neurociência Aplicada à Análise Sensorial:

Princípios de Neuromarketing. Introdução à Neurociência. Emoções básicas. Metodologias objetivas e psicométricas para mensuração de impacto emocional. Avaliação do impacto emocional e memória sobre a experiência de consumo.

Módulo IX – Substanciação para Alegações Sensoriais de Publicidade e Rotulagem

Comprovação e sustentação das alegações sensoriais. Importância do Briefing e delineamento do experimento. Normas e órgãos reguladores brasileiros para a comprovação de alegações (ABNT, ANVISA, CONAR). Procedimentos e normas internacionais. Tipos de alegações. Testes usados para sustentação das alegações. Coleta e análise dos dados. Tratamento dos dados e interpretação dos resultados.