Dia 23 de abril é comemorado  o Dia Mundial do Livro e fizemos uma breve retrospectiva para falar sobre a importância do Livro “Análise Sensorial de Alimentos” de autoria da  nossa fundadora a Dra. Silvia Dutcosky que desde sua primeira edição, em 1996 tornou-se uma referência importante para estudantes e profissionais da área de Ciência Sensorial no Brasil.

A obra que inicialmente tinha como objetivo reunir os fundamentos e métodos da análise sensorial em um livro-texto para melhorar o rendimento e a dinâmica das aulas e assim facilitar a aplicação prática para os alunos de Engenharia de Alimentos, acabou sendo adotado como referência bibliográfica básica nas principais universidades do Brasil para o componente curricular de Análise Sensorial.

Desde sua primeira edição, o livro tem sido constantemente atualizado, com novos cases e informações relevantes para a área. Na segunda edição, publicada em 2007, foram adicionados cases sobre a análise sensorial de produtos cárneos e de produtos de panificação, protocolos para estudos de shelf-life sensorial, além de atualizações importantes no tratamento  estatístico dos dados sensoriais.

A terceira edição, publicada em 2011, trouxe importantes atualizações sobre novos critérios usados nas metodologias discriminativas e novas abordagens, tais como a Modelagem Thurstoniana.  A obra também foi atualizada com as últimas tendências para análises afetivas  e também outros exemplos mais recentes de aplicações da análise sensorial.

Em 2013 foi publicada a quarta edição  incluindo novas abordagens da ciência sensorial associada à ciência do consumidor e novos exemplos com protocolos aplicados a produtos de higiene e beleza, cosmética e fragrâncias em “home care”.  Com o avanço mundial da Ciência Sensorial em 2019 foi publicada a quinta edição.

Com a publicação deste livro, a análise sensorial de alimentos passou a ser mais valorizada e reconhecida no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento da indústria de bens de consumo em geral.

Os produtos de consumo em geral, sejam Alimentos, Bebidas, Hair Care, Skin Care, Home Care, dentre muitos outros, entregam uma experiência sensorial única. Com o avanço da Ciência do Consumidor hoje nós sabemos que o consumidor não busca o produto em si, mas a experiência sensorial que o consumidor vivencia com este produto. A Ciência Sensorial busca diagnosticar e quantificar a experiência sensorial que o consumidor busca alcançar ao escolher este ou aquele produto.

O Dia Mundial do Livro é uma celebração importante que valoriza a literatura como um dos pilares da cultura e do conhecimento em todas as áreas incluindo a de Ciência Sensorial.