MODALIDADE: 100% on-line
CARGA HORÁRIA: 15 horas
Introdução:
O shelf life de alimentos microbiologicamente estáveis é limitado por alterações nas características sensoriais percebidas (aparência, textura e sabor), resultantes das alterações físico-químicas no produto. Muitas metodologias de testes sensoriais estão disponíveis e se enquadram em duas classes principais: testes analíticos e teste hedônicos/afetivos. As duas classes compreendem testes que satisfazem objetivos diferentes e portanto sujeitos a diferentes princípios operacionais.
Desta forma a escolha do método depende dos objetivos da empresa, considerando que a determinação experimental do prazo de validade pode exigir uma quantidade considerável de experimentos, com consequentes custos e exigências de tempo. Design eficiente de tais experimentos são importantes para que sejam eficazes em termos de custos e prazo para atender as necessidades da empresa.
Objetivos:
Oferecer atualização dos conhecimentos fundamentais para determinação do Shelf Life Sensorial, universalmente conhecido por SSL- Sensory Shelf Life. Apresentar os diferentes métodos e design experimentais utilizados em estudos de SSL. Orientar para o planejamento, execução, tratamento dos dados, análise e interpretação dos resultados de estudos de SSL. Apresentar
aplicações práticas.
Contribuição Esperada:
- Planejar estudos para estimativa do shelf life sensorial;
- Interpretar os resultados obtidos dos estudos de shelf life sensorial;
- Otimizar os recursos financeiros e tempo necessários a um estudo de shelf life sensorial.
A quem se destina:
- Profissionais que atuem na área de P&D nas Indústrias de Bens de Consumo (CPG -consumer packaged goods) e toda sua cadeia de fornecedores de ingredientes, tais como: alimentos, cosmética, perfumaria, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, entre outros.
Carga horária: 15 horas
Modalidade:
Todas as aulas serão realizadas via plataforma digital e são realizadas ao vivo.
Conheça as Professoras!
Profª. Dra. Elaine Berges da Silva
Consultora, graduada em Engenharia de Alimentos (UFV, 1995), Doutora em Tecnologia de Alimentos (UNICAMP, 2011); Mestre em Tecnologia de Alimentos (UFPR, 2004); pós-graduada em Administração Industrial (FECAP, 1998) e Marketing (ESPM, 1999). Experiência em Pesquisa e Desenvolvimentos de Novos Produtos e Estudos de Shelf life na Indústria de Alimentos. Docente no curso de pós-graduação em Ciências Sensoriais e Estudo com Consumidores da About Solution, no módulo de Marketing Sensorial. Coordenadora e docente do curso de Engenharia de Alimentos da UNISO.
Profª Drª Silvia Deboni Dutcosky
Doutora em Ciência de Alimentos (UEL), Pós-doutorado na área de gestão da inovação (Administração UFPR) com o estudo sobre “A Inovação orientada pelos resultados de pesquisas sensoriais com consumidores como vantagem competitiva”. Especialista em ciência sensorial e do consumidor (Universidade de Davis-Califórnia). Sócia-proprietária da About Solution e acumula mais de 30 anos de experiência na área. Gerenciou equipes de P&D e projetos integrados com marketing e estudos com consumidores. Prestou consultoria técnica para mais de 20 empresas, participou da implantação de algumas delas e já lançou mais de 30 categorias de produtos no mercado. Estruturou e iniciou o curso de Engenharia de Alimentos da PUCPR, onde trabalhou por 16 anos. Criou e estruturou o primeiro curso de Pós-Graduação no Brasil em “Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios”, em 2002. Autora do livro ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS, 5a edição 2018. Coordenadora da Comissão Especial de Análise Sensorial ABNT CEE 174.
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