O curso tem duração de 24 meses, sendo ofertado na modalidade a distância com aulas síncronas, em sala de aula ao vivo com interação e participação dos alunos. As aulas serão realizadas on-line, em plataforma de vídeo conferência, sendo 6 horas semanais (às terças e quintas-feiras). Informações sobre as aulas demonstradas na tabela abaixo.
Início das aulas: Março de 2023
Término: Março de 2025
Aulas Ao Vivo |
|
Local | Plataforma de vídeo conferência |
Horário |
Terças: 19:00 às 22:00h Quintas: 19:00 às 22:00h |
Observações | As aulas serão gravadas e poderão ser assistidas em outros horários |
As disciplinas estão organizadas em 8 módulos, veja resumo na tabela abaixo.
A carga horária do curso está dividida entre carga horária on-line e carga horária de atividades curriculares.
As atividades curriculares são exercícios que contemplam o conteúdo dos módulos e desenvolvem conhecimentos e habilidades no aluno fora da sala de aula. Propiciam ao discente enriquecimento científico e cultural, além de maior autonomia.
O curso oferece a licença para uso do software XLSTAT para que os alunos possam realizar as atividades curriculares e desenvolver competências técnicas no tratamento estatístico de dados. Outras possibilidades de atividades curriculares são visitas técnicas, apresentação de seminários e participação em palestras ou eventos científicos.
Carga horária dos 8 módulos = 360 horas
Carga horária TCC = 80 horas
Carga horária total do programa = 440 horas
As disciplinas estão organizadas em 9 módulos, veja resumo na tabela ao lado.
A carga horária do curso está dividida entre carga horária on-line e carga horária de atividades curriculares.
As atividades curriculares são exercícios que contemplam o conteúdo dos módulos e desenvolvem conhecimentos e habilidades no aluno fora da sala de aula. Propiciam ao discente enriquecimento científico e cultural, além de maior autonomia.
O curso oferece a licença para uso do software XLSTAT para que os alunos possam realizar as atividades curriculares e desenvolver competências técnicas no tratamento estatístico de dados. Outras possibilidades de atividades curriculares são visitas técnicas, apresentação de seminários e participação em palestras ou eventos científicos.
Carga horária dos 9 módulos = 360 horas
Carga horária TCC = 80 horas
Carga horária total do programa = 440 horas
Módulo | Unidade Curricular | Carga Horária |
I | Fundamentos da Ciência Sensorial | 30 |
II | Sensometria 1 e 2 | 80 |
III | Métodos de Avaliação Sensorial | 70 |
IV | Pesquisa Sensorial com Consumidores | 50 |
V | Ciência do Consumidor | 50 |
VI | Metodologia Científica | 25 |
VII | Marketing Sensorial | 20 |
VIII | Neurociência Aplicada à Análise Sensorial | 20 |
IX | Substanciação de Alegações Sensoriais | 15 |
TCC | Trabalho de Conclusão de Curso | 80 |
Ementas dos Módulos
Módulo I – Fundamentos da Ciência Sensorial:
Histórico. Percepção e fisiologia dos sentidos. Bases fisiológicas e psicológicas para avaliação sensorial e testes com consumidores. Boas práticas de avaliação: condições, normas e procedimentos ISO, ASTM e ABNT para avaliação sensorial: laboratório, recrutamento, seleção e treinamento de painel sensorial. Monitoramento de desempenho do painel sensorial. Aplicações em P&D, controle e garantia da qualidade, nas correlações instrumentais e na Ciência do Consumidor.
Módulo II – Sensometria 1:
Estatística aplicada às medidas sensoriais. Medidas de tendência central e dispersão; Distribuição binomial e nominal; Teste t de Student; Qui-quadrado; Correlação e regressão; análise de variância; Comparações múltiplas de médias. Estatística Experimental. Teste de Hipótese. Inferência. Tipos de erros experimentais.
Módulo II – Sensometria 2:
Análise estatística multivariada. Métodos de análise fatorial: Análise de Componentes Principais (ACP), Análise de Correspondência (AC) e Análise de Procrustes Generalizada (APG). Análise de Agrupamentos (clusters). Análise de regressão múltipla. Planejamento de experimentos. Metodologia de Superfície de Resposta, otimização de produtos e processos.
Módulo III – Métodos de Avaliação Sensorial:
Métodos Discriminativos. Teoria de detecção do sinal, R-Index e Modelagem Thurstoniana. Métodos Descritivos. Perfil descritivo convencional e suas variações. Métodos descritivos com consumidores. Medidas de tempo e intensidade. Dominância Temporal das Sensações (DTS). Avaliação Olfativa clássica da Perfumaria. Métodos instrumentais e as relações com avaliação sensorial. Estudos de Shelf Life Sensorial (SSL).
Módulo IV – Pesquisa Sensorial com Consumidores:
Métodos afetivos quantitativos de preferência e aceitabilidade de produtos, métodos descritivos aplicados a consumidores, entre outros. Amostragem populacional, recrutamento, testes de localização central, de uso doméstico e ambientes virtuais. Estudos de segmentação. Mapas de preferência e as relações com as características sensoriais dos produtos. Mapas Projetivos. Mapas de Percepção.
Módulo V – Ciência do Consumidor
Análise Conjunta: Definição e Aplicações em Pesquisa com Consumidores utilizando delineamentos fatoriais completos e análise dos dados. Emoções e seus efeitos na escolha e consumo de produtos: métodos explícitos de coleta de dados, vantagens e desvantagens. Expectativa e sua influência na percepção de atributos sensoriais, aceitação e emoções. Conduzindo estudos com público infantil: especificidades, escalas e cuidados na elaboração de protocolos.
Módulo VI – Metodologia Científica:
Metodologia para Planejamento de experimentos. Elementos de um experimento. Classificações de experimentos. Embasamento e acompanhamento das etapas de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Critérios de qualificação das etapas do trabalho: levantamento bibliográfico, planejamento e levantamento das informações, projeto detalhado, desenvolvimento experimental, tratamento dos dados e interpretação dos resultados, qualificação e defesa final.
Módulo VII – Marketing Sensorial:
Marketing tradicional versus experimental. Experiência de consumo. Memorização. Como e onde aplicar o MKT sensorial. O uso das características multissensoriais. Branding sensorial.
Módulo VIII – Neurociência Aplicada à Análise Sensorial:
Princípios de Neuromarketing. Introdução à Neurociência. Emoções básicas. Metodologias objetivas e psicométricas para mensuração de impacto emocional. Avaliação do impacto emocional e memória sobre a experiência de consumo.
Módulo IX – Substanciação para Alegações Sensoriais de Publicidade e Rotulagem
Comprovação e sustentação das alegações sensoriais. Importância do Briefing e delineamento do experimento. Normas e órgãos reguladores brasileiros para a comprovação de alegações (ABNT, ANVISA, CONAR). Procedimentos e normas internacionais. Tipos de alegações. Testes usados para sustentação das alegações. Coleta e análise dos dados. Tratamento dos dados e interpretação dos resultados.